quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Chorei, não sei de alegria ou de compaixão.


O que sentimos em ficarmos mais velhos?

No outro dia, una pessoa menor que eu alguns anos disse - me: – Tu ta muito velho!-me surpreendeu um pouco a expressão, pois nunca me considerarei um velho. Após refletir, conclui que ficar mais velho é um presente. Por vezes me surpreende a figura que vejo no espelho, mas não me preocupo muito com essa coisa de tempo. Não cambiaria nada por um pouco a mais de cabelo, um peito preto e uma barriguinha tanquinho. Não me engano jogando futsal, dos meus tempos 20 e poucos, o comendo algumas “cositas” de mais. Estou no meu direito de ser meio desordenado, extravagante, e querer nesta idade começar a cultivar flores. Tenho visto muitos amigos partir de este mundo, antes de desfrutar a liberdade que se vem ao ficar velho. -¿A quem pode interessar se escolho por um brinco, planto uma flor, e quero ver meus filhos e neta crescer?-

Bailarei sozinho ao ritmo dos 70's e 80's, e depois se desejo chorar, sei que será de alegria. Caminharei na praia de short que se aperta nas formas arredondadas, e deixarei as ondas me levar sob o olhar de compaixão dos sarados que usam sunga. Eles também ficarão velhos, se tiverem sorte.

É verdade que meu coração tem sofrido com as perdas do caminho, dos seres queridos. Mas o sofrimento nos da força e nos faz crescer. Estou orgulhoso de ter vivido o suficiente para que meus poucos cabelos ficassem grises e por conservar o sorriso da minha juventude, antes que apareçam as marcas profundas na minha cara. Agora bem, com relação à expressão da jovem o que posso falar: Estou feliz em estar ficando mais velho, porque esta velhice esta me fazendo mais sábio, mais libre!

Não vou viver pra sempre, mas por enquanto estiver aqui, vou viver de acordo as minhas leis, ao meu velho coração. Não penso em lamentar o que foi, nem me preocupar pelo que virá. O tempo que fique amarei a vida como não sempre o fiz, o resto eu deixo a ele: o tempo. Feliz em celebrar um novo aniversário, nem que tenha que celebrar ele sozinho.

“Quando você diz sim aos outros, certifique-se de não estar dizendo não a si mesmo”-Paulo Coelho


Crédito da foto: Júlia, minha filha, 6 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário